sexta-feira, 9 de março de 2007

86 - Rede


Técnica de captura de pedras. A Rede (Geta) é aplicada mediante a colocação de uma pedra que apóia o bloqueio das vias de fuga de uma ou mais pedras adversárias. Veja alguns exemplos.


Diagrama 1

Diagrama 2


Diagrama 3


Diagrama 4


Diagrama 5


A pedra indicada com X é a responsável pelo encurralamento da pedra adversária. É uma pedra geta, uma rede que se estende por cima do adversário.

O Diagrama 5 demonstra que se a posição for sólida, a rede pode ser aplicada um pouco mais afastada da pedra adversária. E em mais de um ponto – no caso do Diagrama 5, a rede poderia ser aplicada em um dos três pontos: A, B ou C.

Elementos estratégicos:

O objetivo de Go é cercar territórios. A captura é usada para realizar esse objetivo. Portanto, é um meio e não um fim. Enquanto um jogador tenta capturar uma ou mais pedras, o adversário poderá aproveitar a ocasião para obter vantagem em outro ponto do tabuleiro.

Existe uma forte ligação entre captura e corte. Às vezes se corta para conseguir a captura. E em outros casos, se captura para cortar.

Em Go, sempre as ações possuem duplo aspecto (potencial): ataque e defesa. Assim, a captura pode ser ação de ataque ou ação de defesa.

O goísta iniciante deve perceber que a captura das pedras adversárias pode aumentar o seu território e, também, criar condições de vida para as suas próprias pedras. Porém, a captura não poder realizada sem séria reflexão. Quando indevida, em momento crítico, pode resultar em grandes perdas estratégicas. E, também, acarretar a perda da partida.

A rede é uma técnica que depende apenas das características locais da posição (onde é realizada a captura). Não depende do posicionamento das pedras em outros locais do tabuleiro, como é o caso da escada (shicho).

Blibliografia:
An-Po, Ambrosio Wang. El Cercado – Un Milenario y Fascinante Juego Chinio; versão eletrônica de Luis E. Juan, PDF eBook, 2004.
Clavell, Jose Antonio Andujar e Del Rio, Juan Carlos. El Juego del Go, 2004, PDF eBook.
Dörholt, Winfried. El juego de tablero japonés Go, 1995,Tropical Soft S.A., Havana, Cuba, DOC eBook.
Pernía, Horacio A. Go para Principiantes, PDF eBook.