domingo, 25 de março de 2007

116 - Citação/9: Gai-Jin

Depois de comer sozinho, como sempre fazia, Yoshi foi se juntar a Koiko – se comessem juntos, invariavelmente, pelo costume, ela quase nada comeria, fazendo uma refeição antes, a fim de poder se concentrar nas necessidades dele. Naquela noite, Yoshi estava com vontade de jogar Go. Era um jogo complexo de estratégia, com pedras brancas e pretas, cada um dos dois jogadores tentando bloquear e capturar as pedras do outro.

Ambos eram bons jogadores, mas Koiko era uma virtuose, a tal ponto que podia, quase sempre, vencer ou perder a seu critério. Isso tornava o jogo duas vezes mais difícil para ela. Yoshi lhe ordenara que nunca perdesse deliberadamente, mas ele próprio era mau perdedor. Se ela ganhasse num dia errado, ele ficava irritado. Uma vitória num dos seus dias ruins acabava com todo o mau humor. Naquela noite ele venceu, por pouco.

- Oh, sire me destruiu por completo! E eu pensava que ia vencer!

...

p.771

...

- Amanhã, bem cedo partirei com trinta homens, deixando dez para escoltá-la, sob o comando de Abeh. Poderá me seguir mais devagar.

- Certo. Com sua permissão, posso segui-lo o mais depressa que puder?

Ele sorriu.

- Isso muito me agradaria, mas desde que chegue sem dores, no corpo ou no espírito.

- Mesmo que tal acontecesse, seu sorriso me curaria no mesmo instante. Outro jogo?

- Boa idéia, mas não Go.

Koiko sorriu.

- Neste caso, devo fazer alguns preparativos.

...

p.771-772

Fonte: Gai-Jin, Vol. II– James Clavell, Ed. Record. (Romance norte-americano ambientado na história do Japão).