segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

11 - Potencialidade

Em tudo encontramos uma qualidade, uma característica, uma maneira de ser, de existir que podemos perceber, sentir, intuir... É como se fosse um aroma, um sabor, uma cor, um som... do objeto que observamos.

Você já percebeu como os políticos possuem um “odor ético” característico? Alguns o aroma da honestidade, da dignidade e do patriotismo – o bom aroma da democracia (rosa delicada, frágil e de muitos espinhos...). E uma grande maioria... exala um mau cheiro... a inhaca da desonestidade, da vilania, da opressão. Os primeiros agem em defesa da cidadania. E, infelizmente, a maioria em proveito próprio. Seja boa ou seja má... todos possuem uma qualidade... uma “fama”... Quem nunca ouviu o dito popular: “O povo aumenta, mas não inventa”?

Todas as pedras jogadas e estruturas criadas durante uma partida de Go possuem uma qualidade, uma característica, um potencial de ser (bom ou mau) que persiste durante alguns lances ou durante toda a partida. É uma potencialidade, que como tal pode ser usada... pelo atacante... na tentativa de obter o ganho; pelo defensor... na defesa de suas posições. Aji é o termo utilizado no jogo de Go para indicar uma condição (o potencial futuro) boa ou má de uma dada posição. Ou seja, aji indica possibilidades...

O goísta precisa ficar atento para o aji de suas estruturas e das posições inimigas. Desperdiçar um mau aji percebido nas estruturas inimigas é o mesmo que desperdiçar recursos ou oportunidades de ataque. Não perceber o mau aji em suas próprias estruturas... é não reconhecer a fragilidade das formações. Nunca é demais lembrar: o predador ataca onde e quando não é esperado o ataque...

A percepção e a posterior utilização do aji de forma adequada exige do goísta: experiência, conhecimento técnico, criatividade e sensibilidade estética. É tema goístico complexo e repleto de sutilezas.

Alguns entendimentos:

Capturar pedras com mau aji: significa que o adversário pode utilizar a captura em seu próprio benefício.

Território com mau aji: pode ser invadido ou reduzido pelo adversário.

Forçar o adversário a eliminar o mau aji: é uma ação ineficiente, pois o adversário está fortalecendo a sua posição.

Eliminar o próprio mau aji: eliminar as fraquezas e debilidades que poderiam ser aproveitadas pelo adversário.

Se você possui mau aji em suas formações: existem muitas debilidades, fraquezas que podem ser aproveitadas pelo inimigo ou impedir um bom trabalho de defesa ou ataque.

Nenhum comentário: