domingo, 4 de fevereiro de 2007

10 - Citação/4: Uma Mente Brilhante

"Suas cartas eram monólogos joycianos, escritas numa linguagem particular inventadas por ele, cheias de lógica onírica e sutil ilações falsas. As teorias eram sobre astronomia, geopolítica, religião e teoria dos jogos. E embora anos depois Nash tenha se referido muitas vezes a aspectos agradáveis do estado delirante, parece claro que sonhar acordado era extremamente desagradável, cheio de ansiedade e temor.

Antes da guerra árabe-israelense de 1967, Nash explicou, ele era um refugiado árabe-palestino de esquerda, um membro da Organização para a Libertação da Palestina e um refugiado que provocou um acidente diplomático na fronteira de Israel, pedindo às nações árabes que o protegessem para não 'cair em poder do Estado israelense.'

Logo depois ele imaginava que era um tabuleiro do jogo de go, cujos quatro lados intitulavam-se Los Angeles, Boston, Seattle e Bluefield. Estava coberto com pedras brancas que representavam confucionistas e pedras negras que representavam os maometanos. O jogo de 'primeira ordem' estava sendo jogado por seus filhos, John David e John Charles. O jogo derivativo, de 'segunda ordem' , era 'um conflito ideológico entre mim, pessoalmente, e os judeus, coletivamente'.

Algumas semanas mais tarde ele estava pensando em um outro tabuleiro de go em que os quatro lados tinham nomes das marcas de carros que ele havia possuído: Studebaker, Oldsmobile, Mercedes, Plymouth Belvedere. Ele achava que seria possível contruir 'um sofisticado mostrador de oscilóscopio... uma função de penitência'."

Fonte: Uma Mente Brilhante, Cap. 43 - Sylvia Nasar, Ed. Record.

Nenhum comentário: