sábado, 17 de fevereiro de 2007

39 - Base

Formação construída, em geral, com a colocação de duas pedras sobre a 3ª linha, e que possui entre as pedras o intervalo de dois pontos (extensão de dois pontos). É uma estrutura estável e com potencial de criar olho. Não significa que o agrupamento esteja vivo. Significa potencialdade para viver, pois em geral resulta na formação de olho.

Existem diversas maneiras de criar uma base. A extensão de três pontos também forma uma base. É mais leve e desenvolve um jogo mais rápido. Porém, ela pode ser cortada... uma fragilidade a ser considerada nas ações táticas e no planejamento estratégico local e global. A extensão de três ponto também pode ser construída na 4º linha com bons resultados.

Importância estratégica: Durante a abertura (fuseki) e o meio-jogo (chuban) a base possui grande valor estratégico. A formação se harmoniza com as propriedades da 3ª linha - a linha do território. E atua sobre o binário Poder-Território, de forma econômica e eficiente. Base é um ponto grande da abertura.

Importância tática: é uma formação estável e ágil. Pode ser criada rapidamente, assim não afeta o desenvolvimento. E o adversário não pode atacar a formação, de forma eficente, sem possuir poder/força na região próxima à base. Muitos josekis são desenvolvidos visando criar uma base, ou impedir/dificultar que a estrutura seja criada pelo adversário.

Bibliografia Web:
http://senseis.xmp.net
http://www.elcercado.tk/

Bibliografia:
El Juego de Tablero Japonés Go, Winfried Dörholt.
Go para Principiantes, Horacio A. Pernía