sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

36 - Notação

Você fica confuso quando precisa registrar uma seqüência de lances? Sei... jogando na Internet é mais fácil localizar os pontos. Existe um sistema de coordenadas ao redor do tabuleiro. Usando o tabuleiro... complica... onde estão as identificações das colunas e das linhas? Onde?

Não fique mais na dúvida, utilize a convenção adota pelo Kogo’s Joseki Dictionary.

Método:

1. identifique a coluna onde a pedra está posicionada;
2. e em seguida a linha.


Exemplos:

Coluna 1, Linha 1 = ponto 1-1 (ou 1,1).



Coluna 3, Linha 1 = ponto 3-1 (ou 3,1).


Coluna 3, Linha 4 = ponto 3-4 (ou 3,4).




Pretas: 4-4, 3-10, 3, 16
Brancas: 4-4, 4-10, 4-16

Equivalências:
Pretas: 4-16, 3-10, 3-4
Brancas: 4-16, 4-10, 4-4


Atenção:
Mantenha constante o ponto de referência que utilizar para indicar a posição.

Exemplo:

a) Se a identificação usar como referência para a primeira anotação o ponto 1-1, do canto nordeste (canto superior direito), registrar todos os demais em função dele.

b) Pretas: usar como referência para a primeira anotação o ponto 1-1, do canto nordeste (canto superior direito). E Brancas: usar como referência para a primeira anotação o ponto 1-1, do canto noroeste (canto superior esquerdo). Registrar todos os demais lances em função dos pontos de referência previamente convencionados.

c) Se a identificação usar como referência para o primeiro registro o ponto 1-1, do canto noroeste (canto superior esquerdo), registrar todos os demais em função dele.

O tabuleiro é simétrico. Assim, o importante mesmo é o referencial. Pois a localização de um ponto sempre será: coluna-linha.

Além do referencial fixo, quando registro manualmente uma análise de posição adoto outra pequena convenção: traço e circulo (indicando lance branco) e a posição; traço e bolinha preta (indicando lance preto) e a posição.