sexta-feira, 27 de abril de 2007

163 - Princípios estratégicos, táticos e éticos do goísta chato



Imagem: http://www.humornanet.com/


Seguindo estes princípios você será rapidamente considerado um goísta chato e inconveniente.

1. Durante a partida, solicite ao oponente para voltar o último lance. Ele vai gostar e compreender que você jogou sem pensar.

2. Posicione as pedras sobre o goban de forma desleixada. E aproveite para desarrumar as pedras que o adversário jogou.

3. Insista! Teime em continuar uma partida em que você perde (e sabe que está perdendo) por uma larga margem de pontos.

4. Ao terminar a partida. Se você ganhou, diga para o adversário (sorrindo): sou fortinho, né? Se você perdeu, fale para o oponente (assumindo uma postura de vitorioso e jogador de alto nível): você teve muita sorte, pois se jogo tal lance...

5. Jogando uma partida num servidor de Go, na Internet, quando o adversário estiver em vantagem ou vencendo... Feche a partida e deixe o adversário pendurado esperando pelo seu retorno.

6. Posicione as pedras batendo com força excessiva e arrastando até o ponto do tabuleiro onde será posicionada. O adversário vai adorar sua demonstração de força. Principalmente se o tabuleiro for dele e de qualidade superior.

7. Ao jogar contra um goísta muito forte demore muito, muito mesmo em realizar as jogadas. Mesmo que você não saiba o que fazer, ou não consiga ler a posição com objetividade. Não importa! Finja que está analisando a posição! Ele deve ficar esperando... pela sua jogada inspirada e magistral!

8. Sempre que possível, faça muitos overplays. Mostre ao adversário como você é temerário e agressivo!

9. Procure jogar sempre contra jogadores bem fracos. Não diga para eles qual o seu nível técnico. De preferência, afirme que joga há pouco tempo. E massacre! Humilhe! Demonstre a sua superioridade técnica de forma completa e arrasadora! Claro... não ofereça handicap!

10. Sorria sempre que o adversário realizar um lance. E comente sobre a impropriedade do lance. Use um tom de voz baixo, mas o suficiente para ele escute o comentário.

11. Assistindo a uma partida, não fique silencioso. Dê tapinhas nas costas dos jogadores, fale alto, “cante” o próximo lance. Seja expansivo (uma alta e sonora gargalhada) quando alguém perder um grupo de pedras - ou alerte o jogador em desvantagem sobre a possível perda. Se a partida é num servidor de Go, na Internet, use o chat e converse com os goístas que jogam a partida.

12. Jogando uma partida, quando estiver perdendo, você deve tentar induzir seu adversário ao erro. Faça lances tolos e insanos esperando pelo erro do adversário.

13. Seu adversário se descuidou e devido a distração perdeu a partida? Comente alto para que todos possam ouvir sobre como estudou e analisou a posição até achar o lance ganhador. Deixe claro para o adversário que não foi descuido... Ele foi induzido a perder a partida porque jogou contra um jogador de estratégia e tática superior...

14. No início e no final da partida não cumprimente seu adversário. E se perder a partida, justifique sua derrota dizendo que estava telefonando, com dor de cabeça, cansaço, etc.

15. Não solicite (como um favor especial, uma gentileza) aos jogadores mais fortes do KGS, por exemplo, para revisar a sua partida. Exija a revisão! Durante a revisão, diga para quem revisa que ele está errado nos comentários. E na primeira oportunidade saia da partida sem agradecer a revisão e as orientações recebidas.