sexta-feira, 13 de abril de 2007

154 - A vantagem inicial

As pretas possuem a vantagem do primeiro lance. É uma vantagem importante e significativa. O komi (*) foi introduzido nos torneios, oficialmente, no início do século XX, como uma forma de compensar a vantagem inicial das Pretas.

Inicialmente, o valor de komi era de 2 ou 2,5 pontos. Variando de torneio para torneio. O komi adotado com mais freqüência até 1965 era de 4,5 pontos (o meio ponto impede o empate). Em meado da década 50 surgiu o komi de 5,5 pontos e usado com mais freqüência na década seguinte. Durante a década de 90 foi instituído o komi de 6,5 pontos, mas alguns torneios adotaram komi de 7,5 pontos.



Clique sobre a imagem
Fonte: http://senseis.xmp.net

No jogo de Xadrez a vantagem do lance inicial é das Brancas. Assim, teoricamente, as Brancas possuem vantagem estratégica. Algumas aberturas podem manter por longo tempo a vantagem decorrente do lance inicial. A Ruy Lopez, por exemplo, mantém uma longa e forte pressão em decorrência (entre outros fatores) do lance inicial. E os gambitos, que são aberturas baseadas na entrega (sacrifício) de material, buscam ampliar está vantagem por meio de rápido e agressivo desenvolvimento das peças brancas. Não raro, com ataques prematuros.


Nota técnica: (*) Komi é o termo (em japonês) utilizado para indicar a vantagem de pontos dada ao goísta que joga de com as pedras brancas, para compensar o lance inicial realizado pelas Pretas.


Referência Web:

http://senseis.xmp.net/?HistoryOfKomi
http://www.yomiuri.co.jp/dy/columns/0001/374.htm