quarta-feira, 4 de abril de 2007

136 - Partidas Honinbo Shusaku

Método de estudo de grande eficiência: reprodução de partidas dos Mestres de Go.

Ao reproduzir as partidas, o iniciante se familiariza com importantes temas estratégicos e táticos. Desenvolve o estilo e a sensibilidade estética. Inicialmente enigmáticas... as partidas aos poucos revelam as sutilezas dos grandes mestres da Arte.

Sugestão: reproduza cada partida pelo menos três vezes. Na primeira vez, rapidamente sem se preocupar com o entendimento dos temas e jogadas - apenas procure ter uma visão geral. Na segunda reprodução, registre num folha de papel os momentos importantes da partida (no seu entendimento); os lances que não entendeu; tente descobrir quem possui sente e/ou porque houve gote; fique atento aos sacrifícios e aos tenukis; acompanhe com atenção as batalhas de ko; e tudo que você perceber ou não entender. Durante a terceira e última reprodução, use as suas anotações e tente encontrar as respostas e obter entendimento dos lances realizados - se necessário use bibliografia de apoio.

E não desanime se as primeiras reproduções forem pouco produtivas. Tudo no tempo certo... aos poucos os arcanos serão revelados ao goísta diligente.

Clique sobre a imagem e baixe 471 partidas do Honinbo Shusaku. E bons estudos!!!