sexta-feira, 13 de abril de 2007

157 - Regras de etiqueta (visão coreana)

1. Respeitar seus superiores e pessoas idosas:

A pessoa mais idosa deve sentar-se no assento apropriado para sua idade ou status, localizado freqüentemente perto da parede. O jogador mais novo ou mais fraco deve limpar o tabuleiro de baduk para expressar respeito ao idoso ou ao superior.

2. Expressar cortesia antes do ínicio da partida:

Na Coréia e no Japão, antes do início do jogo, os jogadores curvam-se para demonstrar respeito. Os jogadores chineses agitam as mãos preferivelmente.

3. Postura correta:

Um jogador de baduk deve manter uma boa postura ao jogar - sentando de uma maneira digna. Há também uma maneira apropriada para escolher uma pedra e colocá-la no tabuleiro.

4. Primeiro movimento:

O primeiro movimento deve ser jogado no canto superior direito, de modo que o oponente possa também jogar o seu primeiro movimento no seu canto superior direito.

5. As pedras não podem ser movidas:

Ao contrário do xadrez, uma vez que uma pedra é colocada no tabuleiro, não pode ser movida a não ser quando a(s)pedra(s) é (são) capturada(s) e retirada(s) do tabuleiro.

6. Organização:

Quando um jogo termina, os jogadores devem recolher as pedras colocadas sobre o tabuleiro, separá-las e guardar nas bacias.

7. Rever o jogo:

Quando um jogo é terminado, ambos os jogadores devem rever o jogo juntos, e examinar o que fizeram bem e o que fizeram errado, de modo que ambos possam aprender.

8. Os observadores não podem fazer comentários:

Os observadores devem permanecer quietos e prestar atenção ao jogo.


Fonte: http://times.hankooki.com/
Adaptação/Tradução livre: Magista