- Diagrama 1: Uma pedra, um grupo (de duas pedras).
- Diagrama 2: Uma pedra, dois grupos (de três e de duas pedras).
- Diagrama 3: Três pedras.
Nota técnica:
a) A pedra (não estando sobre a 1ª linha) possui quatro pontos de conexão. No diagrama 4, os pontos de conexão são indicados por triângulos.
Diagrama 4
Os pontos de conexão são também chamados de liberdades. Quando todos os pontos de conexão (liberdades) são ocupados por pedras inimigas a pedra (ou o grupo) é morta, e retirada do tabuleiro.
Os pontos marcados com X são pontos adjacentes aos pontos de conexão. Duas ou mais pedras unidas pelos pontos adjacentes, tecnicamente, não estão unidas.
Diagrama 5
Na prática, contudo, as pedras unidas pelos pontos adjacentes estão conectadas. Dificilmente a conexão será rompida.
Diagrama 7
Diagrama 8
O diagrama 7 indica a tentativa de corte da pedra branca. E o diagrama 8, demonstra a forma como a pedra negra é colocada para unir as duas pedras, que estavam unidas pelos pontos adjacentes. A união entre as duas pedras não pode ser rompida.
b) Embora não seja tecnicamente correto, na prática, as pedras isoladas podem ser percebidas como grupo (conjunto unitário). Ou seja, o diagrama 1 indicaria a presença de dois grupos. O diagrama 2: três grupos. E o diagrama 3: três grupos.
Bibliografia:
An-Po, Ambrosio Wang. El Cercado – Un Milenario y Fascinante Juego Chinio; versão eletrônica de Luis E. Juan, PDF eBook, 2004.
Clavell, Jose Antonio Andujar e Del Rio, Juan Carlos. El Juego del Go, 2004, PDF eBook.
Dörholt, Winfried. El juego de tablero japonés Go, 1995,Tropical Soft S.A., Havana, Cuba, DOC eBook.
Pernía, Horacio A. Go para Principiantes, PDF eBook.
Referência Web:
http://www.gobr.org
http://gobase.org
http://senseis.xmp.net