"Jogos eram um dos encantadores costumes europeus que os émigrés levaram para Fine Hall na década de 1930. A partir daí, sempre havia um ou outro jogo predominante na sala dos alunos. Hoje em dia é o gamão, mas no final dos anos 40 era kriegspiel, go, e, depois que foi inventado por seu homônimo, 'Nash' ou 'John'.
No primeiro ano de Nash havia uma panelinha de jogadores de go liderados por Ralph Fox, o genial topologista, que o importara depois da guerra. Fox, que era apaixonado pelo pingue-pongue, dominava o go, o que não era absolutamente surpreendente, por causa de sua especialidade em matemática. Era tão bom que foi convidado a ir ao Japão disputar o jogo e certa vez convidou um famoso mestre japonês chamado Fukuda para jogar com ele no Fine Hall. Fukuda, que também jogara contra Einstein e ganhara, impôs uma derrota fragorosa a Fox - para alegria de Nash e de alguns dos outros presentes ao Fine Hall."
Fonte: Uma Mente Brilhante, Cap. 6 - Sylvia Nasar, Ed. Record.
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007
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