O jogo de Go permite o nivelamento de forças entre jogadores de diferentes níveis técnicos. O expediente utilizado é o oferecimento de pedras de vantagem para o jogador mais fraco tecnicamente. A vantagem oferecida é denominada HANDICAP.
Okigo é a modalidade de partida jogada com handicap. Alguns iniciantes (e até muitos jogadores mais experientes) sentem uma certa reserva para com a partida jogada com handicap. De vez em quando "ouço" algumas pérolas: "Ganhei de um 10 k, mas foi com handicap", "... também... recebendo nove pedras... quem não ganha?"; "É humilhante receber handicap e perder... Assim, prefiro jogar sem receber vantagem"; "Ah! Não dou handicap... gosto de jogar sério..."; e por aí vai...
Que o iniciante compreenda que as partidas de okigo são importantes e fundamentais para o aprendizado! Não é demérito receber pedras de vantagem. É uma necessidade técnica. Sem o nivelamento obtido pela vantagem material, o jogador iniciante será demolido pelo jogador de maior força... Não tenha dúvidas... um handicap de nove pedras... é uma mar de pedras, um monte de pedras... Mas se existir realmente diferença técnica que justifique o handicap (seja de 1, 2, ... 9 pedras)... A vantagem material é apenas aparente... é apenas um artifício para equilibrar as forças, o desnível técnico.
Que o jogador mais experiente... ofereça o handicap... sempre! Não existe demérito em perder a partida... nem para quem oferece, nem para o jogador que recebe a vantagem material. Ganhar ou perder são ilusões... o verdadeiro valor está no processo de contrução da partida. Quantas vezes um jogador após perder uma partida... sente que obtever uma vitória... pois a partida foi bem disputada? E quantas vezes ao vencer... o jogador se sente derrotado, pois sabe que sua expressão estética foi medíocre?
Em todo o mundo goístico são jogadas muitas partidas de okigo. Os especialistas estimam algo em torno de 50%. E a prática confirma a seriedade das partidas e os benefícios obtidos pelos jogadores. O jogador mais forte avalia a sua força. O jogador mais fraco aprende e desenvolve suas habilidades. Ambos ganham!
(Bibliografia: Viagem ao Reino do Go, vol. II, Marcos Moennich)
quarta-feira, 31 de janeiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário