O blog Ergosfera do Go (versão Blogger) encerra suas atividades em 22/06/2007, com contador de visitas (Bravenet) indicando 3.415 visitantes (deixarei de contar para fins estatísticos as visitas após a publicação deste termo); 1ª postagem em 31/01/2007; e acervo de informação com mais de 207 arquivos. Três enquetes. A Enquete 3 ficou pendente no Blogger devido aos problemas técnicos relatados no post anterior. Essa enquete é considerada encerrada.
Motivo:
A conta apresenta uma série de problemas que impedem ou dificultam a atualização e inclusão de textos/objetos.
Vou manter o blog por algum tempo. Depois cancelarei a conta.
Recebi apoio e várias sugestões para a solução dos problemas apresentados pelo Blogger. Agradeço ao Marcellus Alkmim, Roberto Petresco, Fábio Emilio Costa e Ricardo dos Santos Freire Jr. E após refletir sobre as alternativas. Tomei a decisão de criar um novo espaço virtual.
Em 20/06/2007 foi cadastrada uma nova versão Ergosfera do Go no serviço Wordpress. Eis o endereço: http://ergosfera.wordpress.com/. Mas ainda não liberei o acesso para o público em geral. Os leitores serão comunicados sobre a liberação (em breve): via GOBR, KGS, Lista go-brasil e aviso publicado no Ergosfera do Go – versão Blogger.
Por que um novo blog no Wordpress?
1. Capacidade de importar os textos já publicados no Blogger.
2. Uma agradável interface.
3. Possibilidade de criar etiquetas para classificar as postagens.
4. Possibilidade de criar páginas complementares à postagem principal.
5. Rapidez e confiabilidade do serviço.
6. Estatística de visitação das postagens (individualizada).
E sobre a importação dos arquivos publicados no Blogger?
Todos os arquivos foram importados (e etiquetados) para o Wordpress. Alguns textos serão editados. Adotei no Wordpress um tema com página de fundo branco. Assim, alguns textos precisam de edição. Eles possuem palavras ou parágrafos definidos com a cor branca ou muito clara. Mas isso não é impedimento para a leitura (basta passar o mouse sobre os textos na cor branca ou muito clara). Outro problema: a quebra de link de algumas imagens e vídeos. Com relação às imagens o problema já existia no blog antigo. Quanto aos vídeos, isso ocorreu devido a formatação diferente dos serviços. Mas esses problemas correspondem a 0,5 % dos textos publicados – um percentual muito insignificante. E não darei prioridade para essas correções. Futuramente, eu farei uma revisão completa nas postagens. A prioridade será para a liberação do novo blog. Criando a estrutura necessária para a operacionalização rápida, segura e eficiente do novo Ergosfera do Go.
Vantagens para o Leitor?
A funcionalidade de classificação das postagens (etiquetas) do Wordpress será de grande ajudar para o leitor. No Blogger a leitura é linear. Usando as etiquetas rapidamente são acessadas as informações desejadas ou necessárias para o goísta. Exemplo: Etiqueta Teoria. Clicando em Teoria todos os textos técnicos já publicados no blog são selecionados e disponibilizados para leitura. Grande ajuda para quem precisa estudar ou tirar uma dúvida sobre algum tema técnico publicado no Ergosfera do Go. Não é mesmo?
Todos os conteúdos publicados no Blogger foram importados e etiquetados. Assim, o novo blog já conta com mais de 200 postagens!
As informações recebidas sobre o serviço Wordpress são as melhores possíveis. Portanto, acredito, o acesso será mais rápido e estável do que o Blogger.
A possibilidade de criar páginas complementares (indicadas por abas) permitira ao autor trabalhar com mais flexibilidade. E quem ganha é o leitor. Pois os textos serão acessados de forma mais dinâmica e seletiva.
A inteface do serviço Wordpress é mais amigável. E possui maiores recursos do que o Blogger.
Desafios e dificuldades?
Em todo processo de transição a incerteza convive com a insegurança. Um novo serviço de blog, novas características operacionais, diferente processo de formatação e edição, etc. Tudo isso deve causar num primeiro momento dificuldades e limitações nas postagens. Porém espero poder dominar os recursos Wordpress num período de tempo curto. E superar as dificuldades técnicas.
Desconheço como incluir vídeos, enquetes do Bravenet, contadores, indicadores de tempo, relógio e outras funcionalidades. Coisas que realizava com certa facilidade no Blogger. Mas espero descobrir como fazer e logo. Assim, o blog poderá oferecer ao goísta iniciante facilidades e recursos extras. Úteis e necessários. Se algum leito puder ajudar com informações sobre como incluir essas e outras funcionalidades... Ficarei muito agradecido.
Enquanto o conhecimento sobre a nova ferramenta de trabalho for pequeno, provavelmente, vou ter usar algum “truque grosseiro” para “turbinar” o blog. Exemplo: usar apoio de páginas externas para implementar as funcionalidades. Portanto, que o leitor seja paciente e tolerante para com as minhas limitações técnicas.
Com a migração para o Wordpress, o acompanhamento estatístico ficou comprometido. Mas espero logo ter visibilidade sobre as visitas e postagens lidas.
Faz algum tempo... postei no Ergosfera do Go sobre o atropelamento de meu filho Pedro. Ele já fez a cirurgia. E enfrenta um difícil pós-operatório. Eu confesso, que ainda estou muito traumatizado com ocorrido. A rotina e a condição financeira da família foi muito abalada. As lembranças do período no hospital, a imagem do meu estendido sobre a faixa de pedestre sobre uma poça de sangue, a caótica situação financeira da família, a futura luta na justiça para punição do culpado e a devida indenização, etc, etc. Tudo isso causa intranqüilidade e influencia na minha disposição para escrever sobre o jogo de Go. Espero que o leitor seja paciente e tolerante para com o novo ritmo de publicação das capivaradas... devagar e quase parando... Porém confiando num retorno da harmonia familiar e equilíbrio das finanças. Enquanto isso não ocorrer... resta apenas a vontade interior para prosseguir, a resignação para aceitar o que não pode ser mudado e o desejo de ser útil aos iniciantes goístas.
Críticas, sugestões, orientações sobre o Wordpress serão bem-vindas!
No geral, encaro a mudança como um grande e agradável desafio.
Um abraço,
Bruno Sérgio Veras de Morais
Nick KGS: Magista.